dineiro

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

FUNGOS


Os fungos que podem atacar a Cannabis são Mildiu, Botritis, Alternaria, Mofo Fuliginoso, Apodrecimento Radicular e fusarium, entre outros, aqui deixamos os sus dados para que saibas reconhece-los:


BOTRITIS

Sintomas: Também chamado mofo cinzento, devido a que forma uma espécie de pelo de cor acinzentado, embora também pode ser banca, verde ou castanho. É um fungo que produz apodrecimento na base dos talos, em brotos, em folhas, em flores e em frutos. Na marijuana formam-se principalmente nos cabeços, sobre todo quando estes são muito densos e condensam muita umidade. As temperaturas de 15-20ºC são ideais para a sua propagação, embora o que mais influi é a umidade alta superior a 50-60%. Os cabeços afetados cheiram a cogumelos. 
Causas: Uma umidade por cima dos 60% e uns cabeços grossos e prensados, junto a uma má ventilação fará que apareça. Também é frequente que entrem pelas feridas, sobretudo pelas produzidas pelas larvas que atacam os cabeços ao final do verão.
Controle: Os tratamentos devem ser preventivos, uma vez que o fungo entra no cabeço há que amputar a parte afetada, tendo especial cuidado para que as esporas não cheguem até aos cabeços sãos. É fundamental retirar os restos de cultivo e de plantas afetadas pela doença. Limpa as ferramentas de poda. Coloca os vasos num lugar mais ventilado. Nas estufas ventilam e impede o excesso de umidade.

MILDIU


Sintomas: Nas folhas aparecem manchas primeiro amarelas e depois pardas, e na parte inferior da folha correspondendo com as ditas manchas, um mofo cinza-branco. As manchas amarelas ou descoloradas situam-se mais na ponta e nos bordes. As folhas secam-se e depois, em 4 ou 5 dias, caem. Em os talos, flores ou frutos, também podem ver manchas pardas. As folhas afetadas cheiram a cogumelos.

Causas: Há que evitar que se produza a infecção, ou seja, preveni-lo. A higiene é fundamental e é importante que a terra seja nova ou esteja esterilizada.


Controle: Se apreciam sintomas pode-se aplicar um fungicida, mas para que seja eficaz deve fazer-se 1 ou 2 dias desde a penetração do fungo, mas se o observamos em alguma das nossas plantas deveremos tratar a todas as outras imediatamente. Para prever quando se pode apresentar o Mildiu, há que dizer que só se desarrolha em dias de muita umidade, com pouco vento e nuvens. Isto quer dizer que não há perigo quando faz sol e vento e as folhas estejam secas. Para que germinem as esporas é imprescindível que se dê calor (uma temperatura em torno dos 24ºC) e ao mesmo tempo que a planta esteja molhada ao menos 10 horas. Regas, chuvas, névoas seguidos por dias calorosos são as condições ótimas.

FUSARIUM


Sintomas: As folhas mais velhas começam a encher-se de pequenas manchas, embora o que mais nos chamará a atenção é o murchar instantâneo, em 24-48 horas, de uma ou mais ramas, incluso a planta inteira, como se tivesse uma carência extrema de água e isto ocorre porque o fungo obstrui o xilema, o conduto por onde sobem os alimentos desde a raiz as ramas. O talo escurece e põe-se mole na parte afetada.


Causas: Há que evitar que se produza a infecção, a higiene é fundamental e é importante que a terra seja nova ou esteja esterilizada. Uma terra onde haja Fusarium seguirá tendo-os com quase total segurança, por isso o melhor é prevenir.


Controle: Efetuar uma rega com Desogerme Cobre, embora atua melhor quando se usa como preventivo e não como remédio para uma doença já existente.


ALTERNARIA


Sintomas: Fungo que costuma ser mortal quando ataca as plantas recém germinadas, uma rega excessiva nos primeiros dias de vida da planta pode fazer que provoque um estreitamento e escurecimento do talo, branco e muito frágil até este momento, O que interromperá a chegada de comida desde as raízes até as partes altas causando a morte. 
Causas: É frequente encontra-lo em terras não esterilizadas, por isso é conveniente para a germinação usar sempre terras novas ou esterilizadas por nós mesmos. As sus esporas podem encontrar-se também na água de rega e incluso no ar.


Controle: Efetuar fertilização com sulfato de cobre ou um fungicida a base de cobre, como Desogerme.

APODRECIMENTO RADICULAR


Sintomas: As raízes passam do seu típico cor branco a uma cor beje e irá continuar a ficar cada vez mais castanha. As folhas ficam amarelas e o crescimento para. Chegado o momento as raízes deixam de absorver comida e a planta se fica flácida como quando lhes falta água.
Causas: Excesso de rega ou encharcamentos. É muito normal em Julho e Agosto já que a rega diária somada as altas temperaturas são um ótimo ambiente para o apodrecimento. 
Controle: Efetuar regas preventivas com Desogerme Cobre. Um controlo das regas e uma diminuição da temperatura do vaso será mais difícil que apareça.


Sintomas: Entra-nos uma praga de afidos ou mosca branca. As folhas ficam primeiro pegajosas, pelas substâncias viscosas que desprende a praga, depois ficam negras, apodrecem e caem.

Causas: As feridas das picaduras dos afidos e os seus excrementos fazem que apareça


Controle: Elimina as pragas e as folhas mais afetadas. Limpa as folhas com sabão potássico.


2 comentários:

  1. Minha planta ta com umas manchas em forma d linhas,tipo rastros, mas nao tem nenhum tipo de lagarta,ou algo do tipo. Oque pode ser?

    ResponderExcluir
  2. minha planta ta com uma pequena mancha laranja na folha mais velha, ela so tem 10 dias, oq sera?

    ResponderExcluir

COMO FAZER CULTIVO DE CANNABIS PASSO A PASSO "MACONHA"