dineiro

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

PULGÃO



Características:

O pulgão tem diferentes cores, negro, amarelo, verde, com um tamanho de 1 a 3 mm. As suas patas são compridas e finas, duas antenas e tem forma de pera. Vive na parte inferior das folhas e nos talos. Chega incluso a desarrolhar um par de asas que servem para se deslocarem de uma planta a outra. A pulga vive de forma massiva formando grandes colônias. Os pulgões possuem um aparato bucal do qual se prolonga um filamento comprido que serve para introduzir no interior das células das folhas da planta.


Parte inferior de uma folha cheia de pulgas vivas de diferentes tamanhos (verde-amarelado) e pulgas mortas (brancas)

Reprodução:

Existe duas formas diferentes de reprodução nas pulgas, por ovos e de forma sexual, onde as fêmeas, que não tenham sido previamente fecundadas, dão a luz pequenas pulgas com forma de adulto. As pulgas têm uma capacidade elevada de reprodução e em períodos muito curtos de tempo as plantas estão invadidas por elas. Permanecem na planta na que nascem e após várias gerações criam umas asas que lhes servem para passar de umas plantas a outras. A reprodução tem as sus épocas, as fêmeas fecundadas costumam colocar os seus ovos onde passaram todo o Inverno até chegar a primavera para nascer.


Folha afetada por picaduras de pulga e aranha vermelha.

Danifica:

Com o seu aparato bucal extraem o sumo celular da planta. Têm uma forma peculiar na forma de alimentar-se, fazem-no de tal forma que, no se apreciam danos visíveis na planta, já que não rasgam as células, já que a perfuram com o seu filamento bucal. Com o tempo aparecem os sintomas nas plantas, são:
1- Deformação de folhas. Ficam amarelas, arrogam-se, secam.
 2- Transmitem doenças virais devido aos seus movimentos de umas plantas a outras. 
3- Produção de fungos. Porque aparecem sobre a superfície foliar, uma capa pegajosa que cria a pulga e facilita a aparição dos Fungos e vírus.


As formigas são como os pastores  das pulgas, já que estas soltam uma substancia pegajosa que elas adoram, assim que as cuidam e as mudam de folha a folha proporcionando-lhes o melhor alimento, igual como um pastor faz com o seu gado.

Na fig 2 você vê o cadáver de uma pulga “aumentado”.

Eliminação:

Para erradicá-los há vários produtos no mercado como o óleo de nem, rotenona, shampoo anti-pulga, etc. Se os detectamos a tempo ou durante o crescimento não tenderemos problemas, se o fazemos quando a praga este bem formada e se ainda por cima as plantas encontram-se em floração, tenderemos sérios problemas.

Inimigos Naturais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO FAZER CULTIVO DE CANNABIS PASSO A PASSO "MACONHA"