dineiro

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

TRIP



CARACTERÍSTICAS:

O trip é um insecto de pequeno tamanho de 0.8 a 3 mm que em estado adulto tem forma comprida e adota diferentes cores, como tons castanhos ou cinzentos-escuros. Tem duas asas e duas antenas, são pequenos, mas uma das pragas mais importantes. Existem muitíssimas variedades de trips dependendo aos cultivos que ataque, assim temos:
- Thrips simplex: Ataca as plantas ornamentais. - Kakothrips pisovourus: Invade legumes. - Thrips palmi: Atacam as cucurbitáceas, ornamentais, cítricas. - Frankliniella occidentalis: Causa importantes danos a consequência de transmitir vírus de umas plantas a outras. - Thrips tabaci:Tem un tamanho de 1 mm e é de cor verde-amarelento em estado jovem e em adulto é pardo-amarelento.


Trip larva rodeada de ovos a ponto de chocar

Reprodução:

Os trips reproduzem-se por ovos e a quantidade de estes depende de cada espécie. A temperatura ótima vai entre 20 a 25ºC para a reprodução deste insecto. Os trips passam por seis estados até ao seu estado adulto. Esses seis estados são:


O estado de ovo transcorre na planta e também os dois estados larvais e em estado adulto, estes dois últimos, em estado larval e adulto é quando causam numerosos danos nas plantas, já que alimentam-se delas. Em estado de proninfa e ninfa desarrolha fora da planta, no chão ou perto dele, mas dão-se ocasiões que também se desarrolham na planta.



Pode-se detectar o trip pela sua picadura, na fotografia esta retocada para que se pareça, a diferença com a da aranha vermelha por exemplo, é que a do trip aparece sobre todos os bordes dos pecíolos (os dedos ou pontas das folhas).

Danifica:

Em estado larval e adulto é quando se produzem os danos nas plantações. Alimentam-se delas extraindo o sumo celular e sobre as folhas, flores e frutos alimentando-se da capa externa celular, ocasionando-lhes necroses e termina por morrer a planta. Os trips chupam as células das capas superficiais e quando estas ficam vazias enchem-se de ar, dando o aspecto de cinzento prateado com algumas pontas pretas (excrementos dos trips). Em definitiva estes insectos atacam todas as partes da planta, talos, folhas, etc. que as deformam e diminuem o seu crescimento. Também os trips são uns bons transmissores de vírus.


Trip adulto, outro em forma de larva e um ovo.

Eliminação:

Aos trips atraem-lhes a cor azul, assim que para reduzir a sua propagação podemos colocar tiras adesivas azuis perto das plantas, onde ficaram colados. Como sempre o óleo de nem e Biokill como preventivo biológico, e se ainda está na fase de crescimento, Dimegreen40, rotenona, sabão potássico ou BIOKILL.

Inimigos Naturais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO FAZER CULTIVO DE CANNABIS PASSO A PASSO "MACONHA"